sábado, 10 de julho de 2010

Você gosta do seu nome?

Ainda no clima da Copa do Mundo, e falando de outro tema que a copa nos trás que não o futebol. Eu particularmente me divirto com as escalações das seleções, e mais ainda com o narrador tentando reproduzir o nome do infeliz jogador com uma mãe bem criativa.

Certas vezes a mãe nem tem culpa, na verdade é apenas o país e seu alfabeto pouco comum a nós brasileiros que fazem com que o nome do jogador se torne uma piada de duplo sentido aqui. Como por exemplo, logo na estréia da competição , a seleção local nos brindou com um gol de Tshabalala, Siphiwe Tshabalala alias, e ainda tinha jogadores como Anele Ngcongca, Tsepo Masilela, Reneilwe Letsholonyane, Thanduyise Khuboni e Kagiso Dikgacoi.

Eslovênia, Eslováquia e Grécia possuem seus nomes cheios de consoantes e parecidos entre si também. Os africanos seguem a mesma linha da África do Sul, já exposta, e os asiáticos se tornam um desafio único para os comentaristas, além de parecidos, são normalmente três nomes curtos e ridículos, algo como Kim Myong Won da Coréia do Norte e Kim Bo-kyung da Coréia do Sul, que aliás tem anda menos do que 7 dos 23 jogadores com nome de Kim, e 6 atletas com nome de Lee. No Brasil nomes como Kléberson chamam a atenção, principalmente por que alguns não são muito conhecidos pelo seu nome real, como o capitão Lucio, que na verdade se chama Lucimar. Os nossos dois laterais são derivados de Michael, um é Maicon mesmo e o outro é Michel.

Essas mães criativas nos trazem o prazer de sacanear os coleguinhas no colégio com nomes escrotizados. O que me fez lembrar da reportagem de 31 de novembro de 2008 que li, sobre o menino Wonarllevyston que conseguiu na justiça mudar seu nome para Wonarllevyston, isso mesmo ele mudou o nome pelo mesmo, mas alterou os sobrenomes, que eram Garlan Marllon Branddon Bruno Paullynelly Mell (e outros três sobrenomes, que não serão citados para preservar o jovem, de apenas 13 anos). Exatamente, a própria reportagem retirou 3 dos nomes para preservar o infeliz. Mas sobre o nome, ele pediu que fosse mantido apenas o nome Wonarllevyston, pois gosta dele e por ele é chamado por várias pessoas. Estranho não, mas eis que a notícia pura e simples não é essa, a gloriosa mãe inseriu o nome Xuxa a seus sobrenomes em homenagem a rainha dos baixinhos. A dona Dalvina Xuxa não é a única, e em sua mesma família entre sobrinhos e agregados, temos Linda Blue Junia Sharon Mell Melina Marla Cyndi. E ainda, na mesma reportagem, você poderá se deparar com nomes que pediram para ser alterado.

Outra notícia que abalou o mundo recentemente foi a morte de Arnold Schwahzenegger, Trending Topic no Tweeter! Mas quem morreu foi o adolescente Arnold Schwahzenegger Santos Gonçalves, 17 anos. ( Link )


Pois é, quando a mãe não tem criatividade para criar um nome como Frankstefferson ou Altezevelte, ela escolhe um ator ou personalidade famosa e estrangeira, e coloca nome e sobrenome como se fosse uma coisa só. Alguem aí duvida que dentro de uns 10 anos teremos nas listas de chamadas dos colégios uns 5 Michael Jacksons e derivados?

"O que é que há, pois, num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem."
William Shakespeare

Um comentário:

  1. Cara, enfim um post que eu li inteiro, que demandou alguma pesquisa sua e que me fez rir um pouco.

    Eu, particularmente, gosto do meu nome (Comedor Mágico), mas tb gosto do seu (Bonito).

    ResponderExcluir