sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rááá, ié ié...


Caros seguidores, infelizmente esta semana não postei com a mesma frequência, o último post foi a 3 dias atrás, mas foi por uma boa causa! Fui em uma expedição com o Greenpeace combater o crime ambiental na nossa amazônia, foi muito cansativo mas ainda precisamos da ajuda de todos para conscientizar os governantes sobre a matança da cacatua laranja sem bico! Rááááááá, ié ié, pegadinha do Mallandro!

Na verdade eu estive muito ocupado com as tarefas do mestrado, afinal minha vida não é só ter um blog - quem dera! - e eu tive que me dedicar mais e acabei sem tempo e não quis forçar escrever qualquer texto sem inspiração para depois ficar achando que estava ruim. Mas se fosse por uma causa ambiental, em uma expedição pela amazônia teria sido muito mais empolgante e heróico, né?! E é exatamente por isso que as pessoas mentem ou aumentam os fatos, para parecerem mais interessantes e legais!

Tive a idéia de postar um texto sobre mentira ao assistir o quadro "Detetive Virtual" no Fantástico, onde uma história sobre pessoas que colhiam os ovos de tartarugas da amazônia e assim atrapalhavam a reprodução da especie, colocando-as em extinção, foi desmentida. Se tratava de uma ação comum e controlada por órgão ambiental em uma comunidade na Costa Rica! Pensei comigo, o que levou um indivíduo a criar essa fantasia? Qual propósito teve? Quando se espalha uma mentira, o que o sujeito está pensado em receber em troca?

Se a mentira já fazia estragos quando passada no boca-a-boca, com a internet isso pode acarretar em prejuízo! Pessoas utilizam nomes de empresas famosas, organizações e personalidades, para espalharem boatos, que na maioria das vezes não tem o menor fundamento! As empresas gastam uma parte de seu orçamento em serviços especializados de atendimento ao consumidor em dúvida perante a mensagens  mentirosas recebidas pela internet!

Na internet também, muitos membros de sites de ralcionamentos são "Fakes", pessoas se passando por outras, com intuito de NADA! Somente se sentirem legais, deve ser, pois a vida social no mundo real deve ser nula, elas resolvem criar perfis falsos e se fazerem de popular! Não pouco comum é também o número de pessoas que vão nas comunidades se apresentando como amigo-irmão-vizinho de personalidades! Acham que as pessoas vão querer se relacionar com elas por isso? E o que é pior, as pessoas querem! 

Os perfis falsos são utilizados também por namorados (as) ciúmentos (as) que querem testar a fidelidade do outro! Me deparei com uma notícia de que uma ex-bbb terminou o relacionamento amoroso, quando ao criar um perfil falso se relacionou com o ex, que chegou a tirar a camisa pela webcam! Antigamente era pedido a uma amiga-conhecida para dar em cima do namorado, é a sociedade se modernizando!

Mas a mentira é tão importante, comum e presente na sociedade, que ela tem um dia só para ela, sempre no primeiro dia de abril! Sim a mentira tem o mesmo status no calendário do que as mães, pais, crianças e claro, o seu aniversário! Mas ao contrário das outras datas, o homenageado não recebe presentes, e sim uma mentira deslavada! O povo gosta de mentira, principalmente as que fazem a pessoa atingida se sentir desconfortável! Alguns preferem apenas seguir assistindo ao sofrimento alheio, outras possuem como ápice da felicidade poder falar que é mentira, só para ver a reação do sujeito ao alívio daquilo ter sido apenas uma mentirinha, uma pegadinha!

Pegadinha?!?! Ráááá, ié ié! As pegadinhas já estiveram em maior evidência na TV, quem não gostava de ver o Ivo Holanda apanhando no Topa Tudo Por Dinheiro, apresentado pelo Sr. Abravanel nas noites de domingo? E as pegadinhas sem noção do ícone do humor, o gênio da comédia, Serginho Mallandro? Na RedeTV, o apresentador João Kléber, certa hora se viu apenas como um mero apresenador de pegadinhas, assim como o Faustão apresenta as Vídeo-Cassetadas, só que o apresentador da RedeTV só fazia isso em seu programa que durava cerca de 1h! Sim o mesmo João Kléber nos entretia com o teste de fidelidade, que era uma mentirada armada, todos sabiam, porém agente fingia que não era, só para rir e se divertir mais!

Mas a verdade é que todo mundo já contou uma mentirinha, seja para fugir de uma bronca dos pais, para poder ludibriar alguém ou simplesmente para tentar fazer com que os outros te achassem mais legal! Contar as histórias exatamente como elas são, nem sempre é impactante, então as pessoas se utilizam do jargão de Nelson Rubens: "Eu aumento mas não invento!" A não ser é claro que a sua experiência tenha sido quase uma mentira, como por exemplo perder a mochila com tudo dentro (documentos, laptop, camera digital, carteira, etc) em um taxi de motorista haitiano em Miami, voltar para o Brasil e conseguir reaver TODOS os seus pertences, inclusive 60 reais dentro da carteira! Mas essa história fica para um post de coisas absurdas que acontecem na nossa vida!

E aí, lembrou daquela mentirinha que você contou ontem né?!?

"A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças."
Winston Churchill

8 comentários:

  1. A mentira faz parte, desde que o mundo é mundo! Não vou dizer que a mentira não deva existir, mas ela faz parte da vida, seja para o bem ou para o mau. Se é certo ou não, isso ninguem sabe, pois as vezes é preciso mentir para não prejudicar algo, penso que a mentira de forma ética é válida! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Acho que a mentira é um hábito universal, mas que começa a ser ruim quando é feita com a intenção de esconder algo que precisava ser dito. Pela internet aí é que a danada se espalha e pode tornar proporções gigantes, como você disse no caso dos fakes.
    ABAIXO A FALSIDADE! Ja a mentira agente vai levando como pode. kkk
    adorei. ;*

    ResponderExcluir
  3. Ah! E a respeito do seu comentário no O&A , longe de mim querer julgar alguma religião, só estou fazendo um resumão das religiões porque acho mais do que importante agente conhecer antes de sair por aí tirando conclusões. Muito obrigada pela sugestão e realmente foi uma ótima idéia. Te convido pra dar um depoimento sobre a sua maneira de ver o mundo sem ter religião.
    Caso se interesse obvioeatual@hotmail.com
    e caso não queira, mesmo assim obrigada pela dica e como prometido quando postar vou linkar você. =D
    Beijão e volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Uma mentirinha para não magoar alguém ou então para não entrar em nenhuma enrascada não faz mal a ninguém!!

    Confesso q sou adepta da mentira q atinge o ápice qndo falamos pra pessoa q era tudo mentira... hahah... adoroo, o mundo fica mt mais alegre!

    Bjokas

    Ps: Quase acreditei q vc foi em uma expedição do Grees Peace.

    ResponderExcluir
  5. O melhor é quando o mentiroso passa a acreditar na própria mentira. Rááááááá, ié ié,

    ResponderExcluir
  6. Toda mentira tem que ter uma finalidade, nem que seja apenas se divertir com a cara de quem acredita, espantado. Acho que a mentira tem um quê de mágico!
    hehehe

    Não faça mais posts com introduções enormes sobre sua vida pessoal. Se quiser divulgá-la, faça um twitter (se vc fizer, não serei um seguidor).

    Aproveitando o tópico, outro dia fui na praia da Barra e um tubarão tentou me atacar! Dei um soco no nariz dele e matei o tubarão. De qualquer forma, já tinha chegado o resgate: um avião que tinha uma discoteca dentro e ainda um lounge com todas as fitas de Nintendo 64 pra jogar!

    Viva o saudoso Nonô.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, lembrei de uma mentirinha q eu contei ontem...haha

    Obrigada pela visita!
    Estou te seguindo aqui, vc escreve mto bem! parabens!

    bjos!

    www.clara-ciarbello.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. parabensssssssssss
    além de ter bom gosto em escolher chapeu e paquerar uma bela menina no carnaval hheheh
    ...sabe colocar ritmo na escrita.
    e ve se escreve logo sobre a BUNDA.HHEHE

    ResponderExcluir