terça-feira, 11 de maio de 2010

Vai rolar a bola...

Seleção convocada! Álbum da Copa completo! Ruas enfeitadas! Falta pouco já para a Copa do Mundo! Todos os problemas sócio-econômicos somem durante um mês, e o mundo gira em torno de uma bola. Os favoritos são sempre os mesmos, Brasil, Itália, Alemanha... e o Pelé começa a ser visto constantemente na TV dando entrevistas e palpites, normalmente furados, sobre como será o mundial! Este ano o amigo Edson abusou, normalmente a seleção que ele indica como favorita acaba se destroçando na copa, entretanto este ano ele foi além, ao indicar a Espanha como favorita, lançou uma macumba sobre os principais jogadores da fúria, nada menos do que seis jogadores, sendo os quatro principais nomes (Fábregas, Xavi, Iniesta e Torres), estão lesionados e correndo contra o tempo para estarem no mundial.

Mas a copa é sempre um evento espetacular, por mais que seja do outro lado do mundo, como foi no Japão e Coréia em 2002, é sempre uma oportunidade de juntar os amigos em um dia de semana comum, em horários esdrúxulos, tipo meio-dia ou às oito da manhã! Você também recebe uma permissão para render pouco no trabalho, sem a cobrança abusiva do seu chefe, pois ele também está se importando menos com o trabalho e vidrado em acompanhar a seleção canarinho!

Tem aqueles que juntam o pessoal em casa, na frente de uma TV de 14 polegadas, em uma sala de estar que mal cabe um sofá, mas ninguém repara nisso, não enquanto a peleja está em andamento, e quando sai o gol do Brasil... a sala incrivelmente parece crescer, pois acolhe todos pulando, gritando e se abraçando! Se preferir, você pode ir para um Alzirão da vida, e se juntar a centenas de brasileiros e de brasileiras, ver o jogo num telão de qualidade duvidosa, mal posicionado e com a visão encoberta pela cabeça do coleguinha da frente! Praticamente o duelo é acompanhado pelo áudio, pois inexplicavelmente o silêncio do público é respeitado!

E o ponto máximo de um mundial é poder criticar e reclamar constantemente do Galvão Bueno! Copa do mundo sem Galvão Bueno não é a mesma coisa, parece que é senso comum que ele é um péssimo narrador, todos odeiam o Galvão! Mas todo mundo assiste o jogo, narrado pelo Galvão, parece que é exatamente para poder falar mal dele, ou criticar o narrador a cada instante! Eu particularmente gosto do Galvão, quem não remete o tetracampeonato ao grito deste ícone da TV? É TETRA, É TETRA, É TETRA...

A copa é o momento também em que todos se unem em uma torcida só, inclusive aquelas pessoas alienadas futebolisticamente durante quatro anos, e que quando perguntadas sobre para qual time torcem, respondem Brasil, como se a seleção fosse um time qualquer, e eles nem mesmo sabem quando são os amistosos ou jogos de eliminatórias! Mas durante o período da copa essas pessoas alienadas participam, e inclusive pedem substituições e criticam o técnico por não terem levado o Neymar, o Ganso ou o Ronaldinho! Ou seja, parece que até mesmo quem se abstenha de futebol por quatro anos, entende mais de futebol do que o técnico da seleção! Vamos apoiar o Dunga, apesar desta convocação... Gilberto.. Josué... Kleberson...

Os jogos do Brasil na primeira fase são:

Brasil x Coréia do Norte – 15/06 (terça-feira, 15:30)

Brasil x Costa do Marfim – 20/06 (domingo, 15:30)

Portugal x Brasil – 25/06 (sexta-feira, 11:00)

Já podemos nos programar, e escolher onde veremos os jogos, o primeiro vai ser no meio do trabalho/estudo, ou seja, um dia nulo para a empresa/escola! O segundo jogo, domingão 15:30, parece que foi marcado por um brasileiro! Churrasco certo! O terceiro e último jogo, o mais importante e difícil será em um horário bizarro daqueles, no meio do almoço de uma sexta-feira!

Então, onde você vai ver os jogos? Se comprou recentemente uma TV LCD de 40 ou mais polegadas, pode me ligar! Rumo ao Hexa!

6 comentários:

  1. Ótimo post e vai dar o que falar!
    Em parte, fiquei muito decepcionada com o Dunga. Explicou que não levou Neymar pela falta de experiência. Pergunto, em qual time Dunga foi treinador? Adquiriu experiência na seleção, meu bem! Cadê a chance do Neymar? Quanto ao Grafite, aposto como artilheiro desse ano. Mãe Diná asopra em meu ouvido (hahaha). Bom, Dunga... Força pra essa convocação! A sorte é que Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Ganso e Victor, não podem ser convocados por outros países, o que prejudicaria de fato o nosso Brasil.
    Bieléééte, continua com essa polêmica no teu blog. São os melhores!
    Besito e ó, aqui em casa tem LCD 40. Estás convidado! ;)

    ResponderExcluir
  2. A copa é naturalmente uma confraternização de um mês, onde todos, ou praticamente todos, torcem para o mesmo time e o mesmo ideal, o título. Sempre tem aquele que diz que não vai torcer, mas no fundo acaba comemorando um gol do Brasil. Fato é que a Copa do Mundo é um dos maiores eventos do mundo e na minha opinião fica atrás somente das Olimpíadas!

    ResponderExcluir
  3. concordo com o que o Marcelo disse acima e com um trecho do artigo e acrescento mais, a copa do mundo é um evento de um mês onde o povo esquece tuudo que acontece ou aconteceu no país, eu diria que é um momento de formatação nas cabeças dos brasileiros! Os políticos se amarram nessa idéia!(HAHA)

    ótimo Post Gabriel!

    ResponderExcluir
  4. Por falar em políticos, os caras de pau vão votar um recesso de 2 meses para poderem ver os jogos da Copa... já quase não trabalham durante o ano e agora mais essa, fazem isso na cara deslavada e ninguem faz nada!

    Revoltas a parte, para mostrar como a Copa do Mundo é importante para nós brasileiros, basta lembrar do grande Chico Xavier, que disse que morreria num dia em que todos os brasileiros estivessem muito felizes para não darem falta dele, e adivinhem q dia foi esse: a final de 2002.

    Então aproveitem bastante a Copa, pq outra só daqui a 4 anos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post. Falou tudo, nem tem o que comentar!

    ResponderExcluir
  6. Fala gaga,gostei muito, quem sabe não vai ser numa tela de LCD de 42", e com churrasco no Grajau?

    ResponderExcluir